A 18 de junho de 2017 ocorreu uma tragédia que viria a apelidar a EN236-1 como “Estrada da Morte”, não deixando ninguém indiferente. O incêndio deflagrou ceifando vidas – humanas e animais, da maneira mais cruel possível, dizimando anos de trabalho na forma de casas, armazéns, empresas, causando prejuízos irrecuperáveis à floresta e ao mesmo tempo devastando automóveis, máquinas e campos agrícolas.
Saiba mais aqui
A habitação da família Fernandes, na povoação de Valinha Fontinha, na tristemente célebre Estrada Nacional 236 – que ficou conhecida como a estrada da morte após os fogos de 2017 –, foi parcialmente destruída pelas chamas. “Tentámos socorrer a nossa casa, mas só tivemos tempo de fugir”, contou.
Esta casa no concelho de Castanheira de Pera tem estado a ser recuperada pela mão do projecto Castanheira Renasce, que um grupo de empresários, com Sérgio Chéu, director-geral da empresa aveirense Smart Vision, à cabeça, pôs de pé para ajudar as vítimas da tragédia de há três anos. O objectivo é recuperar a casa que Nuno Fernandes e a família, num total de sete pessoas, habitavam naquela pequena povoação de Castanheira de Pera.
Saiba mais aqui
No âmbito da iniciativa de solidariedade Castanheira Renasce da qual nos orgulhamos, e com o intuito de vos manter informados sobre o estado e andamento da reconstrução da casa da família Fernandes, anexamos alguma fotografias que atestam a evolução da reconstrução. As obras estão muito perto de terminar, pelo que neste momento estamos a aguardar pela indicação do IKEA para a montagem de mobiliário e equipamentos, que prevemos que decorra no mês de novembro, para que a família possa passar o Natal na casa.
Agradecemos novamente a todos o apoio e dedicação a esta iniciativa.
Saiba mais aqui
A casa da família Fernandes está quase pronta graças à ajuda de muitos
Um grupo de empresas e particulares da região de Aveiro pôs mãos à obra para recuperar a habitação de uma família que ficou parcialmente destruída nos incêndios ocorridos em Junho de 2017.
A habitação da família Fernandes, na povoação de Valinha, Fontinha, na tristemente célebre Estrada Nacional 236 – que ficou conhecida como a “estrada da morte” após os fogos de 2017 -, foi parcialmente destruída pelas chamas. E é aí que entra o projecto Castanheira Renasce, que um grupo de empresários, com Sérgio Chéu à cabeça, pôs de pé para ajudar as vítimas da tragédia de há três anos.
Saiba mais aqui
Obras entram, agora, numa nova fase e os promotores apelam (novamente) à solidariedade para que seja possível concretizar a construção desta nova casa
Do campo dos sonhos para a esfera da realidade. É este o objectivo do Castanheira Renasce.
Um projecto que nasceu no “rescaldo” dos incêndios do Verão de 2017 – que vitimaram 64 pessoas e que teve um maior impacto em Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos – e que deixaram várias pessoas desalojadas.
Saiba mais aqui
No decorrer desta iniciativa de solidariedade foram várias as entidades que mostraram a sua vertente solidária e portanto, a sua vontade em se associarem a este empreendimento solidário, aos quais a organização agradece com enorme orgulho pela responsabilidade social demonstrada.
Saiba mais aqui
Já foi colocada a primeira pedra da nova casa da família Fernandes
Grupo de empresários de Aveiro mobilizou-se para ajudar as vítimas da vaga de incêndios do ano passado. Família de Castanheira de Pera terá a sua habitação arranjada e ampliada.
“O pior dia da minha vida”
“Foi o pior dia da minha vida”, disse ontem Nuno Fernandes ao Diário de Aveiro sobre o 17 de Junho de 2017. “Tentámos socorrer a nossa casa, mas só tivemos tempo de fugir”, dirigindo-se para Castanheira de Pera, contou o morador. A mesma sorte não tiveram vários vizinhos, que sucumbiram nos incêndios. O projecto Castanheira Renasce “é uma grande ajuda”, agradece. A obra deverá estar concluída em Janeiro.
Saiba mais aqui.
Projecto aprovado, vamos começar a trabalhar!
O projecto de reconstrução e ampliação da casa da família Fernandes foi aprovado pelo comité de acompanhamento. Está tudo a postos para avançar com a obra, que vai custar 126 mil euros.
Reunidos na Câmara Municipal de Castanheira de Pera, sob o olhar atento da presidente da autarquia, Alda Carvalho, os promotores do projecto, liderado por Sérgio Chéu (da empresa aveirense Smart Vision) e do qual o Diário de Aveiro (jornal associado do Diário de Leiria) faz parte desde a primeira hora, apresentaram o trabalho até agora realizado no âmbito do projecto.
Saiba mais aqui
Mais um dia em que continuamos a crescer com o apoio de muitos
Veja aqui a reportagem da SIC à família Fernandes e a entrevista à Presidente da Câmara de Castanheira de Pêra, Alda Correia, sobre o projeto Castanheira Renasce, liderado pela SmartVision.
Saiba também como colaborar com este projeto. Clique aqui

Levantamento de necessidades
Iniciou-se hoje o levantamento no terreno das necessidades, donde brotará o caderno de encargos e o mapa de quantidades, peça central na definição e quantificação das participações dos parceiros. Começa-se hoje uma nova vida e reforça-se a esperança!
Consulte aqui a notícia
O projeto Castanheira Renasce cresce a cada dia que passa
E crescerá também com a família de Eva Fernandes, a primeira família identificada e a ser apoiada por este projecto, com a ajuda de todos os até hoje contribuiram (e os que virão no futuro a contribuir).
É importante renascer, é vital reviver e avançar a passos firmes e largos. E renovar a esperança no futuro para a família Fernandes.
Consulte aqui o relatório
Início dos contactos
O projeto Castanheira Renasce inicia fase de contacto com entidades, empresas e particulares, para divulgação e consciencialização sobre o projeto. As empresas e particulares serão convidados a contribuir com o que tencionarem e conseguirem, fruto do levantamento das necessidades efetivas identificadas no terreno.
Projecto “Castanheira Renasce”
Apenas um dia após a tragédia, surge da união de forças entre a SMART VISION e o Município de Castanheira de Pera para fazer frente à tragédia que assombrou Castanheira de Pera, em junho passado, o projeto Castanheira Renasce. Assentando na empatia social, na capacidade de compreender mais profundamente as pessoas atingidas por esta contrariedade, percebendo e experimentando suas situações de vida, e desenvolvendo uma visão integrativa, desejando, como resultado, um alcance efetivo, atempado, duradouro e personalizado.
O dia que se fez noite
O incêndio florestal de Pedrógão Grande deflagrou a 17 de junho de 2017 no concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, em Portugal, tendo alastrado aos concelhos vizinhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Ansião e Alvaiázere (também distrito de Leiria); ao concelho da Sertã (distrito de Castelo Branco); ao concelho de Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra). O desastre foi o maior incêndio florestal de sempre em Portugal, o mais mortífero da história do país e o 11.º mais mortífero a nível mundial desde 1900.