Acompanhe o projeto

Acompanhe aqui todos os momentos do projeto Castanheira Renasce. Cada conquista, cada alegria, cada passo confiante, lutador, de volta à vida que era.

14/03/2019
Ainda faltam materiais para dar (nova) casa a família necessitada

Solidariedade Obras entram, agora, numa nova fase e os promotores apelam (novamente) à solidariedade para que seja possível concretizar a construção desta nova casa

Do campo dos sonhos para a esfera da realidade. É este o objectivo do Castanheira Renasce.
Um projecto que nasceu no “rescaldo” dos incêndios do Verão de 2017 – que vitimaram 64 pessoas e que teve um maior impacto em Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos – e que deixaram várias pessoas desalojadas.

Saiba mais aqui

27/02/2019
IKEA associa-se à Iniciativa de Solidariedade Castanheira Renasce

No decorrer desta iniciativa de solidariedade foram várias as entidades que mostraram a sua vertente solidária e portanto, a sua vontade em se associarem a este empreendimento solidário, aos quais a organização agradece com enorme orgulho pela responsabilidade social demonstrada.

Saiba mais aqui

23/05/2018
Lançamento da 1.ª Pedra

Já foi colocada a primeira pedra da nova casa da família Fernandes
Grupo de empresários de Aveiro mobilizou-se para ajudar as vítimas da vaga de incêndios do ano passado. Família de Castanheira de Pera terá a sua habitação arranjada e ampliada.

“O pior dia da minha vida”
“Foi o pior dia da minha vida”, disse ontem Nuno Fernandes ao Diário de Aveiro sobre o 17 de Junho de 2017. “Tentámos socorrer a nossa casa, mas só tivemos tempo de fugir”, dirigindo-se para Castanheira de Pera, contou o morador. A mesma sorte não tiveram vários vizinhos, que sucumbiram nos incêndios. O projecto Castanheira Renasce “é uma grande ajuda”, agradece. A obra deverá estar concluída em Janeiro.

Saiba mais aqui.

16/01/2018
PROJETO APROVADO! MÃOS À OBRA!

Incêndios
O projecto de reconstrução e ampliação da casa da família Fernandes foi aprovado pelo comité de acompanhamento. Está tudo a postos para avançar com a obra, que vai custar 126 mil euros.
Reunidos na Câmara Municipal de Castanheira de Pera, sob o olhar atento da presidente da autarquia, Alda Carvalho, os promotores do projecto, liderado por Sérgio Chéu (da empresa aveirense Smart Vision) e do qual o Diário de Aveiro (jornal associado do Diário de Leiria) faz parte desde a primeira hora, apresentaram o trabalho até agora realizado no âmbito do projecto.

Saiba mais aqui

04/12/2017
Reportagem SIC

Mais um dia em que continuamos a crescer com o apoio de muitos.
Veja aqui a reportagem da SIC à família Fernandes e a entrevista à Presidente da Câmara de Castanheira de Pêra, Alda Correia, sobre o projeto Castanheira Renasce, liderado pela SmartVision.

Saiba também como colaborar com este projeto. Clique aqui

 

26/07/2017

Iniciou-se hoje o levantamento no terreno das necessidades, donde brotará o caderno de encargos e o mapa de quantidades, peça central na definição e quantificação das participações dos parceiros. Começa-se hoje uma nova vida e reforça-se a esperança!

Consulte aqui a notícia

24/07/2017

O projeto Castanheira Renasce cresce a cada dia que passa. E crescerá também com a família de Eva Fernandes, a primeira família identificada e a ser apoiada por este projecto, com a ajuda de todos os até hoje contribuiram (e os que virão no futuro a contribuir).
É importante renascer, é vital reviver e avançar a passos firmes e largos. E renovar a esperança no futuro para a família Fernandes.

Consulte aqui o relatório

13/07/2017

Identificação da Família

O projeto Castanheira Renasce inicia a identificação da família (ou famílias) para que as conheçamos, ouçamos e que hoje e daqui a 6 meses ainda perduremos no terreno e estejamos ao lado dessas mesmas pessoas, até que se conclua o nosso empreendimento solidário.

21/06/2017

Início dos contactos

O projeto Castanheira Renasce inicia fase de contacto com entidades, empresas e particulares, para divulgação e consciencialização sobre o projeto. As empresas e particulares serão convidados a contribuir com o que tencionarem e conseguirem, fruto do levantamento das necessidades efetivas identificadas no terreno.

17/06/2017

Projecto “Castanheira Renasce”

Apenas um dia após a tragédia, surge da união de forças entre a SMART VISION e o Município de Castanheira de Pera para fazer frente à tragédia que assombrou Castanheira de Pera, em junho passado, o projeto Castanheira Renasce. Assentando na empatia social, na capacidade de compreender mais profundamente as pessoas atingidas por esta contrariedade, percebendo e experimentando suas situações de vida, e desenvolvendo uma visão integrativa, desejando, como resultado, um alcance efetivo, atempado, duradouro e personalizado.

16/06/2017

O dia que se fez noite

O incêndio florestal de Pedrógão Grande deflagrou a 17 de junho de 2017 no concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, em Portugal, tendo alastrado aos concelhos vizinhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Ansião e Alvaiázere (também distrito de Leiria); ao concelho da Sertã (distrito de Castelo Branco); ao concelho de Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra). O desastre foi o maior incêndio florestal de sempre em Portugal, o mais mortífero da história do país e o 11.º mais mortífero a nível mundial desde 1900.